Quando posso ser guinchado?

Quando posso ser guinchado?

Já teve seu veículo guinchado ou morre de medo de um dia isso acontecer? Vamos falar aqui sobre quando, como e porque isso pode acontecer e como liberar seu carro guinchado. Portanto, confira aqui mais dicas:

Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) um veículo será guinchado por estar estacionado de maneira irregular ou proibida, prioritariamente em situações onde a fluidez e segurança da via estão comprometidas. 

Estacionar em locais em que há sinalização com o “E” sob um “X” (R6A), como em frente a garagens de estabelecimentos com entrada e saída de veículos e estacionar sobre faixa de pedestres, por exemplo, são motivos para que o veículo seja guinchado pela CET.

Pode acontecer também se o veículo estiver estacionado em guia rebaixada, desde que haja solicitação do proprietário do estabelecimento/residência onde o veículo está parado. 

Quando a CET remove um veículo por estacionar irregularmente, deixa no local da remoção um cavalete informando o guinchamento. Neste cavalete, consta o número de telefone 156 para obter maiores informações sobre o ocorrido. 

Para realizar a liberação do carro guinchado, o proprietário ou seu representante legal deverá comparecer ao DAT (Departamento de Atendimento a Multas de Trânsito) de segunda à sexta-feira, das 08h às 16h (exceto feriados), mediante agendamento prévio através dos telefones: (11) 2650-4883 e 2650-4887, e munido dos seguintes documentos: 
a) certificado de registro de licenciamento do veículo atualizado mais cópia simples; 
b) RG do requerente mais cópia simples; e 
c) no caso de representante legal, a procuração original deverá estar com firma reconhecida e, se a procuração doe de pessoa jurídica, deve ser apresentada com cópia autenticada do contrato social. 

Como liberar o meu carro?

Para liberar o veículo, o proprietário deverá efetuar o pagamento das verbas devidas (Valores de referência CETSP 2021): 
 
a) multas pendentes e IPVA; 
b) remoção de veículo por infração de trânsito (R$): 
Motocicletas e similares: 233,00 / Veículos Leves (exceto motocicletas e similares): 691,00 / Veículos Pesados (exceto ônibus): 1.544,00 / Ônibus: 3.597,00 
c) estadia por depósito de veículo removido (diária em R$): 
Motocicletas e similares: 19,50/ Veículos Leves (exceto motocicletas e similares): 56,50 / Veículos Pesados (exceto ônibus): 100,00 / Ônibus: 208,00 
 
O requerente receberá uma liberação, em seu nome, para a retirada do veículo no pátio mencionado neste documento. Depois disso, esta liberação será emitida em nome do requerente que a apresentará no pátio juntamente com o CRLV e a identificação definida pelo DAT. 

Por isso, fique sempre atento às placas e locais de estacionamento.  

Quer proteger seu veículo de danos decorrentes de remoção do carro, batidinhas nas pilastras ou pequenos danos em lataria, para-choque e vidros?