Como transportar animais no carro

Como transportar animais no carro

Tem amigo que anda com a gente o tempo todo, nossos bichinhos de estimação, por exemplo! Por isso, vamos contar aqui como transportar animais no carro de maneira segura e permitida pela lei. 

O transporte de animais em carros de passeio é permitido segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) desde que sejam seguidas algumas recomendações, como: 

  • Não deixá-lo solto ou no colo (proibido e considerado infração média – conforme Artigo 252 do CTB – com valor de R$130,16 e 4 pontos na CNH) 
  • Não transportá-lo na área externa do veículo (considerado infração grave acarretando multa de R$195,23 e 5 pontos na CNH do condutor) 

Além da aplicação da multa, o condutor só poderá seguir viagem depois de proporcionar o transporte do animalzinho conforme a lei. 
 

Então, como transportar animais no carro com você em segurança, de maneira confortável e permitida pela lei?  

  1. É importante que o seu animalzinho esteja acostumado com o passeio de carro. Para isso, tente acostumá-lo com o espaço, jogando petiscos para que ele vá buscar dentro do veículo. Depois, realize pequenos passeios pela sua rua ou condomínio. 
     
  1. Não deixe que se alimente pelo menos 3h antes do passeio. O movimento do carro pode causar enjoos e vômitos nos animais e não queremos que eles passem mal, não é? 
     
  1. Transporte dentro da caixinha sempre no banco de trás. Certifique-se de que a caixinha não irá tombar caso realize uma freada brusca e deixe a portinha sempre fechada para que ele não saia. Não utilize a caixinha se o seu animalzinho estiver acostumado a estar dentro dela apenas quando precisa ficar preso ou de castigo. Isso pode causar stress pois o animal considera a caixinha um lugar de repreensão. 
     
  1. Transporte com Peitoral é outra alternativa. O peitoral vai entre as pernas e barriga do animal, proporcionando melhor distribuição do impacto durante uma freada repentina. É preciso fixar o peitoral em local firme, como o cinto de segurança por exemplo. Neste caso, recomendamos o uso de uma capa para o banco que poderá proteger o assento caso o animal vomite durante a viagem. 
     
  1. Transporte na cestinha. Existem cestinhas ideais para transporte de pequenos animais (cães e gatos) que vão presos no encosto de cabeça do banco traseiro e dianteiro (passageiro) que podem suportar até 10kg. Dentro da cestinha há um cinto de segurança para prender o peitoral ou coleira do bichinho. 
     
  1. Não tem cão ou gato? Coelhos, por exemplo, podem ser transportados em uma gaiola com material absorvente. Se for um pássaro, utilize a própria gaiola ou bolsa de transporte específica. Tome cuidado, pássaros são muito frágeis e podem ficar facilmente irritados e se machucar durante a viagem. Se quiser passear com seu Hamster, é importante levá-lo em uma gaiola com serragem e alguns pedaços de papel higiênico para facilitar o conforto e absorção das necessidades fisiológicas do roedor. 
     
  1. Se possível, deixe o ar condicionado ligado em temperatura ambiente, não muito frio. Os cachorros costumam passar mal por conta do calor. Prefira viajar em horários com temperaturas mais amenas como de manhãzinha ou à noite. 
     
  1. Faça paradas para que o animalzinho possa sair e esticar as pernas (cães e gatos). 
     
  1. Nunca deixe o bichinho preso sozinho dentro do carro. Ele pode passar mal de calor ou ficar sem ar. Prefira locais pet friendly ou deixe-o com seu parceiro de viagem enquanto compra o seu almoço ou alguns petiscos para comer durante a viagem. 

E por falar em como transportar animais no carro, sabemos que, dependendo do lugar onde seu carro fica estacionado, alguns bichinhos, como cachorros ou gatos, podem arranhar a lataria do seu veículo. Por sorte, nós do Plano Auto temos a solução ideal para essa situação! 

Cliente Plano Auto não precisa se preocupar em colocar capas veiculares ou ficar apreensivo por encontrar algum arranhão no carro. Caso um dano assim aconteça, é só acionar o Plano e agendar o serviço de Reparo Rápido!  

Este serviço repara e cobre riscos e ralados de até 50cm na lataria e para-choque de maneira super rápida e efetiva.  

Quer saber mais sobre o serviço de Reparo Rápido? Nessa matéria falamos tudo que você precisa saber sobre este serviço. 

Gostou? Não perca tempo, contrate já o seu Plano Auto e fique protegido!