Cartão de Estacionamento para Idosos

Cartão de Estacionamento para Idosos

Você com certeza já notou que existem vagas reservadas para idosos em todos os estacionamentos de estabelecimentos de SP. Para utilizar essa vaga, é preciso solicitar o Cartão de Estacionamento para Idosos. 

O cartão de Estacionamento para Idosos é uma autorização especial para pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, residentes no Município de São Paulo.

O uso deste cartão é válido em alguns locais específicos, como por exemplo em:  

  • Lugares sinalizados em ruas públicas;
  • Estacionamentos privados de uso coletivo (shoppings, supermercados, hospitais e bancos (Lei 13.281/16); 
  • Vagas especiais em área de estacionamento rotativo (será necessário utilizar também o Cartão Azul Digital-CAD além do Cartão de Estacionamento para Idosos). 
     

Para obter este cartão será necessário fazer a solicitação pela internet.
Basta acessar o link do Portal SP 156 e registrar um documento de identidade oficial válido e com foto, sua assinatura e CPF (digitalização do RG, Carteira Nacional de Habilitação, etc.).

Além disso, um comprovante de residência atual deverá ser apresentado, podendo ser uma conta de luz, de água, de telefone, boletos de pagamento, por exemplo, no nome do requerente ou seu cônjuge (neste caso, será necessário apresentar a Certidão de Casamento) residente do Município de São Paulo. 

O prazo de resposta da análise de solicitação é de 05 dias. Sua renovação poderá ser feita a partir de 60 dias antes da data de vencimento. 

A 2ª via do cartão, bem como a sua renovação, pode ser solicitada através do Portal SP 156

Este cartão poderá ser usado em outros municípios também pois tem validade em todo o território nacional (em todo o Brasil).