Lista de cuidados para aumentar a vida útil do seu carro

Lista de cuidados para aumentar a vida útil do seu carro

É claro que quando compramos um carro, queremos que esteja sempre em bom estado, certo? Separamos para você uma lista de cuidados que podem ajudar a aumentar a vida útil do seu carro: 

1. Realize a manutenção preventiva 

No manual do seu carro, a montadora projeta um tempo específico de funcionamento que pode variar para mais ou para menos conforme o uso. Dentro deste manual, você encontrará recomendações de manutenção em um plano com prazos de inspeção e troca de peças do veículo. A manutenção ajudará a prever problemas e economizar dinheiro ao evitar alguns tipos de danos. 

2. Faça o alinhamento e balanceamento das rodas

A variação de superfície por onde o carro anda pode causar problemas na direção e/ou suspensão do veículo, por isso, o proprietário deve realizar o alinhamento e balanceamento dos pneus e rodas a cada 10 mil quilômetros rodados, ou antes, em caso de batidas fortes. Além disso, para saber se o seu carro está desalinhado, verifique se a direção está puxando para um dos lados. Agora, se o volante trepidar muito, acima de 40 km/h, o problema pode estar no balanceamento. 

3. Esteja sempre atento ao nível de água

O sistema de arrefecimento do motor é quem ajuda a manter a temperatura ideal do propulsor. Portanto, verifique em seu manual do carro qual é a recomendação da sua montadora sobre o nível da água. Por isso, neste post, falamos um pouco mais sobre a importância da água no motor automotivo. 

4. Preste atenção às luzes do painel

Problemas em algumas partes do veículo como bateria, motor, injeção eletrônica, por exemplo, aparecem no painel do veículo através de símbolos. Portanto, qualquer luz diferente das que está acostumado a ver, é sinal de alerta para uma passadinha no seu mecânico de confiança.

5. Mantenha a lataria do seu carro sempre limpa!

A remoção de partículas de sujeira que podem riscar o automóvel é muito importante pois essa atitude ajuda a aumentar a vida útil do seu carro. Além disso, recomenda-se fazer a higienização interna do seu veículo a cada 15 dias. Falamos mais sobre como manter o carro limpo neste post aqui! 

6. Lembre-se de trocar o filtro do ar condicionado

É importantíssimo manter o filtro do seu ar condicionado em dia. A falta de limpeza pode liberar bactérias no ar e causar doenças. Além disso, há recomendações sobre deixar a circulação do ar funcionar logo após o desligamento do ar condicionado, para que o veículo possa terminar de expulsar o ar refrigerado e evitar o cheiro de mofo dentro das saídas de ar. Você acredita que o uso do ar condicionado pode aumentar alguns riscos como o consumo de combustível, por exemplo? Veja mais aqui neste post.

E tem mais, você sabia que existem outros meios de revitalizar o seu veículo? 

O Plano Auto, um produto da Carglass® – líder de mercado em reparos automotivos -, oferece aos seus clientes a mais completa cobertura contra pequenos danos em lataria, para-choque e vidros. Realizamos reparos de amassados até 30cm sem danos à pintura original como pequenas batidas, por exemplo, através do serviço de SuperMartelinho®, reparo de riscos e ralados de até 50cm com restauração da pintura através do Reparo Rápido, troca de vidros danificados e a melhor parte, para os clientes Plano Auto, o reparo de para-brisa com danos até 10cm é GRATUITO.